Existem diferentes tipos de materiais que podem constituir o secador, são eles o titânio, cerâmica e a turmalina. O secador de titânio é muito indicado para quem tem muito cabelo, uma vez que fornece calor a uma temperatura constante e uniforme, o que o faz ficar muito quente. Não é indicado para cabelos finos ou danificados. Em termos de peso, o secador de titânio é mais leve do que o secador de cerâmica.
Por outro lado, o secador de cerâmica é indicado para cabelos finos ou secos, porque fornece calor menos agressivo e mais consistente. Na realidade, os secadores de cerâmica são os mais indicados para todo o tipo de cabelo. Estes secadores com íons negativos para evitar o frizz e permitir que seque o cabelo rapidamente. Alguns modelos também possuem tecnologia infravermelha, o que significa que usam ondas de energia mais longas que penetram no cabelo para que ele seque de dentro para fora.
Além disso, temos o secador de turmalina ou iônico, é totalmente indicado para cabelos grossos e crespos. Este tipo de secador emite íons negativos que ajudam a quebrar as gotas de água no cabelo para uma secagem mais rápida. O resultado é que depois de seco é muito pouco provável que fique crespo. A turmalina é um metal semiprecioso que proporciona uma ação iônica mais intensa. É provável que um secador de turmalina seja mais caro do que um secador iônico comum. No entanto, se tiver cabelos grossos ou crespos este é um bom investimento. Um secador iônico ou turmalina também é bom para qualquer tipo de cabelo difícil de secar.