4. Cuidar da saúde geral
As unhas crescem mais lentamente com a idade, talvez por causa do abrandamento da circulação sanguínea. Manter-se fisicamente ativo e praticar desporto, como caminhadas, ajudará a manter a contínua circulação do sangue e dar às unhas os nutrientes necessários que elas precisam.
Além disso, as unhas fracas podem ser um sinal de doença ou de deficiência nutricional. É muito importante ingerir alimentos que potenciem a boa saúde geral como frutas e vegetais frescos, fontes magras de proteínas, uma quantidade adequada de hidratos de carbono e muitas gorduras saudáveis. Além disso, e como já mencionado antes, ingerir a quantidade de água que o corpo necessita para que o seu intestino funcione bem e absorva as vitaminas.
Entretanto, é do conhecimento geral que alguns medicamentos afetam o crescimento normal das unhas. Tome apenas o que for prescrito pelo seu médico.
As hormonas também desempenham um papel na condução do crescimento das unhas. Na gravidez, as mulheres têm um aumento súbito de estrogénio e progesterona. Estas alterações hormonais resultam num rápido crescimento das unhas durante a gravidez e diminuem durante a lactação.
Fora da gravidez, o crescimento das unhas atinge o seu pico durante a puberdade e diminui à medida que os seus níveis hormonais se equilibram com a idade.
Em suma…
Unhas compridas são o resultado de vários fatores. Por vezes, precisamos de dar uma pequena ajuda para termos unhas fortes e saudáveis. Aplique os conselhos dos especialistas. Se tomar conta das suas unhas, elas crescerão mais fortes e durarão mais tempo!