lavar pinceis maquiagem

É necessário lavar os pinceis de maquilhagem? Como podemos fazer isso e com que frequência?

Pintamos, contornamos e destacamos o rosto com pinceis de maquiagem todos os dias, mas nem sempre podemos dizer a mesma coisa sobre a frequência com que limpamos esses pinceis. 

De acordo com dermatologistas e maquiadores, devíamos lavar essas ferramentas com bastante frequência para evitar o acumulo de bactérias, que podem causar erupções.

Com que frequência devemos lavar os pinceis de maquilhagem?

A maioria dos dermatologistas recomendam que os pinceis de maquiagem, em especial os pinceis de base e o pincel do corretor, sejam lavados uma vez por semana, no mínimo, para evitar o acumulo do produto. Como esses pinceis são usados no rosto, quanto mais se lavarem, melhor. Os pinceis para a sombra dos olhos e pinceis para contorno, não é tão grave se forem lavados apenas duas vezes por mês.

Limpar os pinceis com esta frequência ajuda, também, a manter a pele limpa. De acordo com uma maquiadora reconhecida, lavar bem os pinceis de maquiagem pode estender a vida útil das cerdas e permitir uma melhor aplicação do produto. Ela diz: " Pelos de escova e esponjas são porosos, por isso retêm os óleos, detritos e bactérias. Se os pinceis estiverem sujos, a sua aplicação ficará manchada e a mistura será difícil."

Como lavar pinceis de maquilhagem?

O melhor  e mais completo método para limpar os pinceis de maquilhagem é usar água e um sabonete suave ou shampoo.

Sete passos para limpar os pinceis de maquiagem de modo correto:

1. Molhe as cerdas com água morna;

2. Coloque uma gota do shampoo ou esfregue o sabonete na mão;

3. Massaje suavemente as pontas das cerdas na palma da mão;

4. Passe bem por água as cerdas;

5. Com uma toalha retire o excesso de água do pincel;

6. Ajeite as cerdas da cabeça do pincel para que fique com a forma original;

7. Deixe a escova secar com as cerdas penduradas na borda de uma prateleira ou bancada, vai permitir o pincel secar com as cerdas no formato correto. Nunca deixe os pinceis a secar em cima da toalha.

Enquanto faz a lavagem dos pinceis certifique-se de manter a base da cabeça da escova (onde se conecta ao cabo) longe da água e do shampoo. As cerdas estão coladas à base e a água e o detergente podem fazer com que a cola se desintegre e as cerdas se soltem.

Produto adicionado à Lista de Desejos