unhas fortes
As unhas são um cartão de visita e quem não gosta de ter unhas grandes e saudáveis? Sabia que elas são constituídas por muitas camadas de uma proteína dura chamada queratina e que são um indicador importante da sua saúde geral? Confira as 4 melhores dicas dos profissionais para fazer as unhas crescer rápido.

As unhas saudáveis devem ser lisas e duras, sem deformações, amassadelas ou sulcos, e de cor consistente. Se as suas unhas crescerem mais lentamente do que o normal (cerca de 3,5mm a cada mês) e quiser que cresçam mais rapidamente, existem várias dicas neste artigo.

4 dicas para fazer as unhas crescerem rápido

Embora não exista nenhum método cientificamente provado, os profissionais concordam que cuidar bem do seu corpo através de uma nutrição adequada e usar as seguintes dicas fortalecerá as suas unhas.

1. Tomar biotina

A biotina, também conhecida por vitamina H ou vitamina B7, permite que o corpo transforme os alimentos em energia. É altamente recomendada como suplemento para ajudar a aumentar a força do cabelo e das unhas.

Vários estudos sugerem que tomar um suplemento diário de biotina pode ajudar a fortalecer as unhas. Alguns cientistas recomendam uma dose diária de 2,5mg de biotina. Poderá comprá-la em lojas de suplementos ou consumir alguns alimentos que possuem uma boa dose dessa vitamina: 

  • levedura de cerveja
  • ovos cozidos
  • sardinhas
  • nozes, amendoins, amêndoas, avelã
  • salmão
  • soja
  • couve-flor
  • bananas
  • cogumelos

Além disso, a biotina é produzida pela flora intestinal.

Assim, para manter o intestino saudável é importante consumir alimentos ricos em fibra e ingerir pelo menos 1,5L de água por dia.

2. Usar endurecedores de unhas

A suavidade das unhas torna-as mais propensas a partir. Para evitar que as unhas se partam, os especialistas normalmente recomendam endurecedores de unhas

O endurecedor de unhas é aplicado como um verniz e posteriormente removido com o removedor de verniz. Existem diversos tipos de endurecedores de unhas: verniz casco de cavalo, vernizes enriquecidos com vitamina E + F, vernizes com queratina, cálcio e colagénio, etc. O verniz endurecedor Andreia tem produzido resultados fantásticos e ajudado muitos a conseguir o objetivo: unhas compridas!

Entretanto, os especialistas dizem que o uso prolongado de endurecedores de unhas, pode, por vezes, fazer com que as unhas se tornem mais fracas e mais propensas à quebra. Use com moderação.

3. Uma boa manicure

Unhas saudáveis e unhas compridas são resultado de uma boa manicure. O tratamento regular das unhas pode ajudar a aumentar a força delas, encorajando o crescimento e reduzindo as quebras. 

Algumas formas de manter as suas unhas bem conservadas incluem:

  • manter as unhas secas e limpas (impedirá o crescimento de bactérias por baixo)
  • usar tesouras de manicure afiadas para cortar as unhas em linha reta, e depois arredondá-las nas pontas com uma lima para uma curva suave
  • hidratar as mãos e unhas com uma loção, certificando-se de a esfregar nas unhas, especialmente na base onde se encontram as cutículas
  • evitar roer unhas ou cortar as unhas demasiado curtas
endurecedor andreia
alimentos para unhas forte

4. Cuidar da saúde geral

As unhas crescem mais lentamente com a idade, talvez por causa do abrandamento da circulação sanguínea. Manter-se fisicamente ativo e praticar desporto, como caminhadas, ajudará a manter a contínua circulação do sangue e dar às unhas os nutrientes necessários que elas precisam.

Além disso, as unhas fracas podem ser um sinal de doença ou de deficiência nutricional. É muito importante ingerir alimentos que potenciem a boa saúde geral como frutas e vegetais frescos, fontes magras de proteínas, uma quantidade adequada de hidratos de carbono e muitas gorduras saudáveis. Além disso, e como já mencionado antes, ingerir a quantidade de água que o corpo necessita para que o seu intestino funcione bem e absorva as vitaminas. 

Entretanto, é do conhecimento geral que alguns medicamentos afetam o crescimento normal das unhas. Tome apenas o que for prescrito pelo seu médico.

As hormonas também desempenham um papel na condução do crescimento das unhas. Na gravidez, as mulheres têm um aumento súbito de estrogénio e progesterona. Estas alterações hormonais resultam num rápido crescimento das unhas durante a gravidez e diminuem durante a lactação.

Fora da gravidez, o crescimento das unhas atinge o seu pico durante a puberdade e diminui à medida que os seus níveis hormonais se equilibram com a idade.

Em suma…

Unhas compridas são o resultado de vários fatores. Por vezes, precisamos de dar uma pequena ajuda para termos unhas fortes e saudáveis. Aplique os conselhos dos especialistas. Se tomar conta das suas unhas, elas crescerão mais fortes e durarão mais tempo!

Produto adicionado à Lista de Desejos