montar cabeleireiro

Abrir um Salão de Beleza está entre os negócios mais lucrativos se for bem planeado. Este artigo abordará de forma detalhada e específica o que está envolvido na montagem de um negócio. Terá ainda um guia de despesas que foi desenvolvido para ajudar a traçar o seu próprio plano de investimento inicial ao montar um cabeleireiro. Descubra aqui quais os pilares de sustentação dos negócios. Posto isto, um dos passos iniciais é  abrir coleta nas Finanças declarando que irá abrir um negócio, em que lhe será atribuído um código de classificação específico que cada empresa tem de acordo com o ramo da atividade que irá exercer.  Ao planear o seu negócio, escolha um espaço bem localizado para chamar atenção de diversos clientes. Antes de abrir as portas do seu estabelecimento, caso seja necessário fazer obras significativas no espaço escolhido, terá que primeiro proceder ao processo de licenciamento do estabelecimento em que terá que apresentar um projeto de arquitetura e esperar a sua aprovação. Juntamente será necessário pedir duas licenças à Câmara Municipal: a Licença de Construção e a Licença de Utilização.

Realidade do Mercado no setor de Cabeleireiro

O mercado define diretamente o seu público alvo. Todas as pessoas que frequentam um salão de cabeleireiro é por duas razões principais: uma razão é porque procuram mudar de imagem, querem um novo visual e outra razão é apenas por rotina e, principalmente os homens são considerados os clientes mais fiéis, ao passo que, geralmente, as mulheres gostam mais de experimentar sempre novos locais. 

Este estudo do mercado é crucial para definir de que forma a sua empresa irá entrar no mercado. Terá que escolher o segmento em que irá trabalhar, o segmento é definido por ser um cabeleireiro de gama alta ou gama média. Naturalmente que o segmento em que trabalhar estará depende essencialmente dos recursos humanos disponíveis caso seja uma empresa grande, no caso de uma empresa mais pequena dependerá muito do talento dos profissionais de cabeleireiro.

Serviços Prestados em Cabeleireiros de Sucesso:

Relativamente à prestação de serviços é fundamental oferecer aos seus clientes os serviços básicos de um Cabeleireiro devidamente qualificado e com talento. Atualmente os cabeleireiros são unisexo por isso, existe o corte de homem e o corte de mulher. Para além disso, existe os seguintes serviços:

  • Brushing e Penteados
  • Coloração
  • Descoloração
  • Ondulação
  • Hidratação Capilar
  • Alisamento
  • Extensões

Outro tipo de cabeleireiros com mais espaço também incorpora serviços adicionais como estética: Jet Bronze que é um bronzeado instantâneo, diversidade de tratamentos estéticos faciais e corporais e solário. Poderá também incluir venda de produtos, venda de vestuário e bijuteria. 

Todos os serviços que a sua empresa disponibilizar é importante que o cliente sinta que está a ser tratado ao nível do tratamento que está a pagar. Portanto, todos os serviços têm que ter um padrão de qualidade consistente.

Formação Profissional

É necessário ter funcionários qualificados, com experiência profissional e talentos. Todos os funcionário terão que ser certificados com carteira profissional no âmbito do Curso de Cabeleireiro. Poderão obter a devida qualificação através do IEFP ou em entidades privadas com reconhecimento técnico-pedagógico. 

Preços

A tarefa de definir preços varia muito do local em que se encontra a empresa e da reputação que esta possui, bem como a qualidade que oferece no mercado atual. Um corte de cabelo pode variar entre 10€ a 50€, este valor varia entre a gama baixa, gama média-alta e gama alta. A gama média-alta ronda os 30€, 35€ e 40€. Isto é apenas um exemplo indicativo, mas para definir de forma precisa faça uma análise ou pergunte discretamente para descobrir qual o preço médio praticado na zona em que irá abrir o seu negócio.

Constituição da Empresa

Poderá entrar em contacto com a rede de Centro de Formalidades de Empresas em Portugal que se destina ao apoio da constituição legal de empresas. Poderá constituir uma empresa em apenas uma hora ligando para o Número Azul: 808 213 213. 

Site da Internet: http://www.cfe.iapmei.pt.

Contacte Entidades que o ajudarão a tornar-se empresário de sucesso:

ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários

Academia dos Empreendedores

Publicitar e Divulgar o Negócio

Inicialmente a melhor publicidade será a divulgação de boca a boca e a reputação geral do cabeleireiro. No entanto, especialistas em publicidade e negócio também aconselham a criar algum material publicitário com design apropriado, nomeadamente cartões que permitirá maior facilidade de divulgação do negócio. 

Estabeleça parcerias com outras empresas, participe nos seus eventos. Participe em Feiras na sua área de negócio com o objetivo de conhecer novos materiais e máquinas com tecnologia mais avançada. Participe em desfiles de moda, em shows de tendências de penteados procure promover a sua imagem, o seu negócio. 

Qual o Investimento Inicial para Montar um Cabeleireiro?

Desenvolvemos um Guia de Despesas indicado abaixo para ajudar a planificar o seu investimento inicial aplicado ao seu local de negócio. O investimento inicial dependerá ainda do valor que poderá disponibilizar para montar o negócio, bem como a localização do seu espaço de negócio. Com base no guia de despesas terá que calcular a previsão dos custos que terá para investir no seu negócio.

Guia de Despesas Gerais

  • Constituição da Empresa
  • Obras de adaptação no espaço
  • Mobiliário Cabeleireiro
  • Sistemas de ar condicionado
  • Sistemas de Iluminação Geral
  • Sistema Informático e Software de Faturação
  • Produtos
  • Imprevistos
  • Contabilidade

Guia de Despesas Mensais:

  • Vencimentos dos Trabalhadores
  • Despesas correntes: água, luz e telecomunicações.
  • Renda
  • Consumiveis
  • Outros Custos
  • Contabilidade

Pilares de Sustentação do Negócio:

  • Investimento
  • Rentabilidade
  • Concorrência
  • Risco Económico

Estes pilares são cruciais para ter em conta durante a planificação do seu negócio. Depois de calcular qual será o seu investimento, calcule qual a rentabilidade que terá para dar lucro. Observe a sua concorrência e adapte a sua estratégia de mercado. Todos estes pontos abordados são os fatores principais para evitar risco económico no seu negócio de cabeleireiro. Desejamos o maior sucesso para o seu negócio! Invista em si, torne-se Empreendedor!

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